Bem-vindo ao mundo mágico da PNL!
A PNL, já deves ter com certeza ouvido falar neste termo…
Mas o que é que significa, exactamente? Para que serve? E o que é exatamente, verdadeiramente?
Para já, é preciso compreender que a PNL é uma técnica prática, criada por dois investigadores americanos nos anos 70, Richard Bandler e John Grinder: eram dois estudantes da Universidade, um em informática e outro linguística.
Perguntaram-se “qual é o segredo, as chaves, o funcionamento que têm os peritos em comunicação? Que métodos e estratégias é que eles têm para serem excelentes em comunicação?”.
Inspiraram-se para responderem a estas perguntas, observando os melhores da época, Virgínia Satir, Fritz Perls, Milton Erickson. A PNL nasceu assim, da observação, da prática, nomeadamente, da prática da hipnose.
Bem, agora que o quadro está plantado, o que significa exatamente PNL?
A PNL é a abreviação de Programação Neuro Linguística. Assim sendo, é um conjunto de modelos, de técnicas, de estratégias, de observação e de ações que tornam todas as comunicações, todas as relações, eficazes para contigo mesmo e para com os outros, num espírito de partilhar em comum e beneficiar de relações Win-Win.
P de programação, este termo faz referência aos programas memorizados durante a infância, ou até antes, pois gravamos inúmeras sequências de formas de pensar, de analisar, de ver, de ouvir, de sentir, de nos adaptar ao mundo. Cada pessoa grava os seus próprios programas em função da sua personalidade e das suas experiências. O que significa, que se um indivíduo soube desenvolver um determinado programa, um outro indivíduo pode aprender a desenvolvê-lo também. Lembra-te sempre, que qualquer bebé no mundo pode aprender qualquer língua humana.
N de Neuro, as suas capacidades de pensar, de analisar, de ver, de ouvir, de tocar, de sentir, de agir… Neuro faz referência às nossas capacidades neurológicas, pois, o nosso sistema nervoso permite apreender o mundo exterior, percebê-lo, gravá-lo, armazená-lo, organizá-lo e tratar a informação assim como responder.
Recai na atividade do nosso sistema nervoso central e periférico. O objetivo? Criar, desativar, reorganizar os programas de pensamento e de comportamento, a referência ao funcionamento do nosso cérebro.
L de linguística, a língua verbal, as palavras, e para-verbal, os gestos, as posturas, os micro e macro comportamentos, a linguagem verbal e para-verbal traduzem os nossos pensamentos. É preciso entender, também, que ao contrário, a nossa linguagem verbal e pra-verbal estruturam os nossos pensamentos. Podemos assim, decidir em toda a consciência, por esta linguagem verbal e não verbal de influenciar positivamente o nosso sistema de pensamento e de ação, tal como, aquele do nosso interruptor. É a ciência de gestão optimal do espírito visando produzir os resultados que desejamos.
Fixa que as bases da PNL são: a observação do que é, a modelização do que funciona.
A PNL permite compreender o nosso funcionamento e o dos outros, comunicar melhor, definir com precisão os nossos objetivos, explorar da melhor forma as nossas qualidades, dominar as nossas emoções, resolver os problemas e as resistências, optimizar os nossos ‘saber fazer’, modelizar os dos outros, mudar o que queremos e muito mais coisas ainda.
Se queres saber como a PNL te pode ajudar na Tua Vida, marca um encontro telefónico comigo:
Basta clicar AQUI
Se queres aprender mais sobre a PNL, consulta aqui a próxima formação, ou inscreve-te na lista de espera para seres informado de quando começa a próxima turma de PNL