Sou uma fã adepta de Retiros, pois é em Retiros que consegui as maiores e mais profundas descobertas do meu Ser e consegui o Crescimento Pessoal de que tanto ansiava…
Posso assim ajudar-Te a escolher o Retiro que é o mais adequado para as Tuas Necessidades… pois o que funciona para mim pode não funcionar para Ti…
- O Tema
Começa logo por aqui…
O que queres trabalhar em Ti?
O Tema adequa-se à Tua personalidade, vivência e realidade.
Será que faz sentido fazeres um Retiro para casais, se ainda não estás numa relação? Ou fazeres um Retiro de silêncio se não estás preparado para deixar as redes sociais?
Com toda a certeza quando um Tema Te chama a atenção… Vais começar a Receber Sinais… Um Retiro Vai aparecer-Te num folheto, num Evento nas Redes Sociais… Numa Conversa…
- O(a) Facilitador(a)
É muito importante que Te sintas à vontade com a Energia da pessoa que organiza o Retiro : vais passar algumas horas ou até dias com essa Pessoa… ouvir e seguir as suas propostas de trabalho ou de exercícios… as meditações ou outra coisa…no mínimo tens de Te sentir bem com essa pessoa ou pelo menos identificar-Te com Ela.
Autoriza-Te a falar com ela antes de pagares esse Retiro.
É preferível teres esse encontro prévio e Sentires… do que seguires sem conhecer e depois é uma dor de cabeça…
- Imersão total ou parcial…
Existem Retiros que propõem imersão total (o meu favorito) e outros que permitem o regresso a casa no final do dia.
Pessoalmente considero que a primeira opção é mais transformadora, mais evolutiva e permite um trabalho interior muito mais profundo.
- A duração
Quanto maior o Retiro… Maior a Transformação esperada do Teu Ser…
Tens Retiros que vão desde um dia, um fim de semana, uma semana ou até mais. Dependendo das Tuas finanças e do que estás pronto(a) a Trabalhar sobre Ti, assim terás propostas adaptadas…
Quanto mais Longe ficas do teu ambiente habitual maior será o Salto Quântico que vais realizar.
- Número de participantes
Parece uma questão fútil, mas é importante pois vais partilhar assuntos muito pessoais e íntimos… nem Toda a Gente se sente à vontade para falar perante 30 pessoas que não conhece e isso limitará a Tua Evolução Pessoal.. Ou Talvez não, pois podes gostar da ideia de falar perante pessoas que não Te conhecem.
Podes preferir começar por um grupo mais pequeno e depois seguir para um grupo maior, ou ao contrário… fica mesmo ao teu critério …
Assegura-Te só que Te sentes confortável… É o mais importante.
- O local
É extremamente importante saber onde se situa: no campo, perto do mar, na cidade... pois em função do local, assim sabes se vais poder passear na natureza e aproveitar o que Mãe Gaia Te oferece, beneficiar das suas Energias Vibratórias Benéficas…mas também se o Retiro se realiza perto da Tua Casa ou longe e aí Terás custos adicionais com o Transporte…
E se for fora do país… Assegura-Te que dominas o idioma: seria uma pena não poderes aproveitar o Retiro com Todas as subtilezas
- A alimentação
Com isto quero dizer se a alimentação está incluída, ou se é refeição partilhada, ou ainda se cada um leva a sua comida, se tens de e como cozinhar no local, se é uma empresa de catering que vos fornece a alimentação, se vão comer fora ao restaurante… e ainda, se tens restrições alimentares? Quais são?
Os organizadores precisam de ter conhecimento disto tudo e parece algo óbvio mas já me encontrei em Retiros em que não havia esse cuidado e pode ser constrangedor, sobretudo para quem tem limitações.
Espero que estas dicas tenham ajudado.
Autoriza-Te a perguntar-me caso queiras saber mais alguma coisa que me tenha esquecido.
Bons Retiros!